quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

bsides, de elliott smith- parte 1

bom, vou começar a falar mais de música aqui, e pra começar a linhagem de resenhas, vou com elliott smith.
sou traidora do movimento. a maioria dos fãs metidos a underground, gostam dos primeiros albuns... eu não gosto, e não adianta vir dizer que eu traí o movimento elliottsmithiano velho, que ele sim tinha a alma e etc.
sou fã das últimas obras, as comerciais, e principalmente, acima de tudo, das póstumas.

new moon, gosto. from a basement on the hill, adoro muito. lone ones, 1, 2 e 3? amo muito, de paixão. acho que ali sim tá a coisa elliott smith que se vê em todos os albuns anteriores, um quezinho do xo e figure 8 e mais a coisa do heatmister, a banda grunge que ele tinha antes. são obras desconhecidas, mas maravilhosas. vou falar, uma por uma, e logo depois vou mandar os links. hoje vou falar só da lone ones 1 (são três).

1. between the bars
uma das músicas mais lindas do elliott smith, que já tinha no either/or ganha uma versão mais triste ainda, e mais curta. a música se baseia no elliott falando com a bebida, e seu momento de inspiração foi quando ele tava assistindo xena. HAHAHAHAHAHA. incrível, né. a música é bem boa e tem um fundo orquestrado, meio string quartet.


2. a living will
sabe as músicas felizinhas do elliott smith? então, essa é uma dessas. acho elas tão bonitinhas! mas bom, pensando bem, ouvindo a letra... elliott mostra seu lado suicida em potencial de novo. acho massa ele mesclar a melodia feliz com a letra triste e ele se perguntando se é a hora certa de se matar.

3. plainclothes man
essa música, que era do heatmister, tem uma letra linda e melodia idem. só que dessa vez tem a pegada do elliott, e a letra alcoolica não poderia ser tão identificável. uma das minhas favoritas do lone ones 1, com a mais absoluta certeza. uma letra melancólica e maravilhosa. amo muito.

4. how to take a fall
melodia gostosíssima, mas não posso identificá-la como uma música alegre ou triste, assim como 90% das músicas do elliott smith. é só...movimentada, agitada. turbulenta. meio guitar hero, eu acho. é sobre uma parada meio complicada que aconteceu com ele, de quando ele tava envolvido com uma mulher bem mais velha e experiente que ele... elliott smith complicado magina.

5. cecilia/amanda
uma das letras mais legais que eu já vi, e essa é a música bside mais conhecida. alegrinha, gostosinha, mas a letra, nem vou comentar mais. o elliott teve a família bem atordoada, o padrasto o abusava sexualmente, e essa letra fala sobre uma família turbulenta ao meu ver, lembrando que letras de musica e poemas tem a interpretação livre, já que são uma espécie de metáfora. é algo como se amanda fosse a mãe solteira e cecilia a filha, e o pai nem liga muito.

6. see you later
"pegada rock'n roll" (ahahaha, acho esse termo engraçado), letra bagunçada, provavelmente sobre efeito de drogas. sem mais.

7. miss misery
vou falar só uma coisa: concorreu ao oscar. simplesmente consagrou o elliott e fez com que ele produzisse seus melhores albuns (E NAO É SÓ A MINHA OPINIÃO, É OPINIÃO DELE Ô CACETADA)... e fez com que todo mundo o descobrisse... saiu do underground completo assim. muito linda. e ele foi no oscar tocar essa música com o mesmo terninho do clipe, sentado num banquinho, numa susse. gosto de falar isso pras pessoas que não o conhecem.

8. a piece of hapiness
a-do-ro (gay) as músicas curtinhas e instrumentais do elliott. apesar dele ter uma belíssima voz, as suas músicas instrumentais soam bem aos ouvidos, e são bem psicodélicas.

9. division day
do time das agitadinhas, eis division day. não fala exatamente sobre suicidio, mas sim sobre tristeza e o motivo dele ficar triste. que felicidade né.

10. fear city
agitada e meio sombria (também, com esse nome), fala sobre complicações mentais, isolamento, paranoia e tal. acho que foi escrita em uma bad trip ferrada... pelo menos é o que parece.

11. the attack of the crab monster
engraçada, louca, e mistura de tim burton com os sete anões. não me agradou muito...

é isso pessoal! aqui estão alguns videos do youtube, e logo abaixo, o link caso vocês tenham curtido! claro que a maioria dos vídeos são essas tosqueiras made in windows movie maker, mas nem deem bola tá, ahahaha

. a living will


.plainclothes man (acho esse video o máximo!)


.how to take a fall


.cecilia/amanda


.see you later


.miss misery


.division day


.fear city

Nenhum comentário: