quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

top 10- albuns dos anos 70

10. iggy pop, lust for life

quem não fica super animado quando vê trainspotting e ouve a voz louca do iggy pop com lust for life?! no ano de 1977, o ano mais louco de todos os tempos, merecia um disco também... louco, com a capa do iggy pop com cara de, ahn, louco?! abuso de heroína e etc é o que não falta. ÓTIMO. destaque para as mais mainstream (não sou típica fã underground gente) que são a lust for life, e the passenger, que o capital inicial fez aquele cover rídiculo.

9. david bowie, alladin sane

toda vez que vejo um piano penso em alladin sane. quem vê bowie com aquele raio na cara e os mulets ruivos pensa em alladin sane. quem pensa em bowie, pensa em alladin sane (e ziggy stardust também, mas essa é ooutra coisa). com o piano de mike garson, esse é um album bastante eclético, com uma baita mistura de um pianinho velha do bar do alladin sane e um rockzinho legal do panic in detroit ou cracked actor.alladin sane é um dos tantos personagens que david bowie reproduziu nos palcos. destaque para lets spend the night togheter!

8. the doors, morrison hotel

ganhei no natal de 2005 da minha vó o cd, e fiquei escutando baixinho no quarto e fazendo resenhas a respeito do disco, numa fase em que estava obcecada por música dos anos 60/70, logo após ter assistido quase famosos, e continuo, claro, obcecada pela música da época e pelo filme, hehe. um album suuuuuuuuperrr curtinho, de 37 minutos e um puta toque de blues. curto a peace frog (e o nome também curto muito)

7. david bowie, station to station

david bowie de novo (e tem mais), porque ele foi meu ídolo em grande parte da minha adolescência, e sei quase todas as músicas decoradas. um pouquinho de soul e muita loucura, acho que merece estar nessa posição por causa da música station to station que é simplesmente incrível.

6. construção, chico buarque

chico é o meu artista brazuca favorito, e toda minha adoração por ele está contida nesse album simplesmente... genial. chico deixou um pouco a bossa de lado e virou ousado (uy bixa) principalmente por ser no ápice do regime militar. olha maria e samba de orly foram composições com parcerias de toquinho e vinicius e tom jobim somente no olha maria. o samba de orly fala bem claramente sobre seu exílio no período. mpb 4 ajudou com as vozes em cinco músicas. não sei fazer destaques, acho todas elas maravilhosas. é tipo tem que ouvir. mesmo.

5. nick drake, pink moon

além de estar numa posição bastante consagrada da minha playlist, é provavelmente um dos albuns mais tristes dela. curtíssima, gravada em apenas uma noite, somente nick e o produtor, sua voz, seu violão e seu piano que foi utilizado na sua faixa título. pra ouvir na fossa. nick drake faz parte do meu top 5 de homens musicais (elliott smith, jeff buckley, nick drake, bowie e chico, nessa ordem). suicida em potencial e bem excêntrico para a época.

4. pink floyd, the wall

alguns acham que a obra prima do pink floyd é a dark side of the moon, eu gosto muito da money e tal, mas acho the wall melhor. o terceiro album mais vendido nos eua, o coro de crianças na parte 2 do another brick in the wall foi sobreposta numa elevação ao infinito (mentira, foi sobreposta 10 vezes, hehe) pra parecer que tinha mais criança, e eu acho que o resultado foi beem genial. apesar da tamanha genialidade do album, o pink floyd tocou em apenas quatro concertos. gosto da comfortably numb, hey you e claro que another brick in the wall.

3. led zeppelin, IV

HEY MOOOM. meu, eu acho que o album que tem o STAIRWAY TO HEAVEN dispensa comentários. é a música mais louca e linda de todas! acho uma delícia a black dog, em que o jimmy e robert comporam, e o nome foi realmente inspirado em um cachorro preto (uau hein). rock and roll dá vontade de andar de moto com as mãos ao vento, stairway to heaven de ouvir de olhos fechados, misty mountain hop dá vontade de pular e going to california dá vontade de viajar. amo muitíssimo.

2. david bowie, ziggy stardust

mais um dos personagens excêntricos do david bowie, esse é meu album favorito. comercial em potencial, só não mais que last dance, acho que comercial não impede de algo ser genial, né, e esse é o caso. pela revista melody maker, é o melhor album dos anos 70... eu simplesmente acho muito, mas muito foda. além de tudo, é uma historinha! hihi. é sobre um alienigena (sabe aquela fase que o bowie era tipo uma lady gaga retrô e muuuuuuito mais legal? hehe) que se chama ziggy stardust q vem a terra para salvar o mundo, que seria destruído em cinco anos, e cria uma banda que se chama spiders from mars. e a história acaba com o rock'n roll suicide.
moonage daydream tem a letra mais louca de todos os tempos! it aint easy tem uma melodia super legal e excentrica, ziggy stardust é a música mais bacana de todos os tempos (amo essa expressão, é tão musical), rock'n roll suicide é bem, hm, suicide (?) tanto que o cobain fez um cover, hehe. genial genial genial genial genial genial, amo amo amo amo.

1. led zeppelin, III

é uma coisa quando toco no cd ou no vinil do led zeppelin III, é como quando voce vê um quadro sensacional ao vivo, sabe? o que é immigrant song ou melhor... tangerine?! o album menos ROCK'N ROLL da banda, e mais acústico, pegou de jeito meu coração, mas da critica da época... não. não foi um houses of the holy ou led zeppelin IV para a crítica, mas pra mim não tem comparação. é ele o melhor álbum dos anos 70, e pronto.

2 comentários:

Unknown disse...

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band?
Who's Next?

Bruna Palmeiro. disse...

Concordo. Nenhum Beatles na lista? How come?