sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Elliott Smith!


É díficil explicar sobre o Elliott Smith, assim como é díficil falar de algum sentimento, pois ele é o próprio sentimento, que ele mesmo criou, de estar em um quarto fechado, cercado apenas de cigarros, garrafas velhas de Heineken, uma ou outra seringa, sem ninguém por perto e um violão. Todo mundo teve seu dia Elliott Smith, não há dúvidas.

Sobre Elliott Smith
Nasceu em Omaha, 69, um menino chamado Steven Paul Smith, mas logo se mudou para o Texas, tanto que ele tinha até uma tatuagem de lá no seu braço. Seus pais eram separados, e ele teve problemas bem sérios com o seu padrasto, como estupro (!)
.Se mudou para outra cidadezinha do Texas, dessa vez com seu pai, aos catorze anos de idade. Daí ele teve sua primeira experiência com drogas e álcool.
.Se formou em Filosofia na faculdade de Massachussets (ai coisa legal de se falar), e daí ele formou a banda Heatmiser.
. Ele já concorreu a um Oscar, pela música Miss Misery, que tocou no filme "Gênio Indomável" do aclamado diretor Gus Van Sant. Ele foi de Elliott Smith: seu terno branco sujo, banquinho e violão. Perdeu para a Celine Dion, com a música tema do Titanic, My Heart Will Go OoOoOooooooOOOOOOnn, que foi, nem precisa dizer, uma mega produção.

Suícidio
-Elliott Smith se matou dia 21 de outubro de 2003, com facadas. Alguns dizem que foi no peito, outros que foi na perna. Outros dizem que foi suícidio, outros dizem que foi a namorada dele. Não restam dúvidas de que ele era um suicida em potencial, como dá para se notar em 99% de suas músicas, além de que ele já teve uma tentativa de suicidio, mas foi impedido por árvores. Sim, ele ia se jogar de um precipício, mas ficou engatado em uma... árvore! Por mais que ele tenha falecido, sua obra perdura, e com absoluta certeza ele foi muito importante para a música alternativa, lo-fi e folk.

Discografia

Roman Candle (1994) - Destaque para Last Call
Elliott Smith (1995)- Destaque para Needle in the Hay
Either/Or (1997) - Destaque para Between the Bars
XO (1998)- Destaque para Pitseleh
Figure 8 (2000)- Destaque para Junk Bond Trader
From a Basement to the Hill (2004- álbum póstumo)- Destaque para Twilight
New Moon (2007- álbum póstumo)- Destaque para New Monkey

Nenhum comentário: